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Ballet e Jazz

 

A DANÇA E A EDUCAÇÃO

                                                                                                                    

Pela primeira vez na história do Brasil, a dança começou a fazer parte dos Parâmetros Nacionais da Educação. Em nossos dias, cada vez mais, se toma consciência da importância da dança como forma de expressão do ser humano. A dança hoje é percebida por seu valor em si, muito mais do que um passatempo, um divertimento ou um ornamento. Na educação, esta arte deve estar voltada para o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, favorecendo todo o tipo de aprendizado de que necessitam. 

 

Uma criança que na Pré-escola teve a oportunidade de participar de aulas de dança, certamente, terá mais facilidade para ser alfabetizada, por exemplo. A dança educativa revela a alegria de se descobrir através da exploração do próprio corpo e das qualidades de movimento. Este trabalho é dirigido para crianças, a partir de três anos de idade, e tem como ponto de partida a movimentação natural delas. 

 

Uma vez compreendida a riqueza das possibilidades de movimento de uma pessoa, fica impossível reduzir o ensino da dança para a repetição de alguns passos e gestos. Foi preciso um novo enfoque para dar conta, dessas variações quase infinitas, dos movimentos. Ao invés de estudar cada movimento particular, o aluno compreende e prática de seus princípios.
     

Tradicionalmente, a dança é algo para ser “apresentado e visto”. No Mundo Contemporâneo, entretanto, esta barreira entre o artista e o público está sendo quebrada. O desafio agora é estabelecer um diálogo mais próximo também entre a arte e a educação em uma mesma atividade, isto visa a proporcionar vivências de dança que articulem a criação pessoal e coletiva de movimentos, a apreciação e o conhecimento da dança de modo a integrar a razão e o sensível, o individual e o coletivo, a arte e a educação. 

 

Através da utilização de uma metodologia específica, busca-se o alcance de qualidades físicas e psíquicas próprias da infância e da adolescência.  A dança na vida das crianças é fundamental, tanto para sua formação artística, quanto para sua integração social. Tudo porque a dança desenvolve os estímulos: 

 

• Tátil: sentir os movimentos e seus benefícios para seu corpo;

• Visual: ver os movimentos e transformá-los em atos; 

• Auditivo: ouvir a música e dominar o seu ritmo;

• Afetivo: emoções e sentimentos transpostos na coreografia; 

• Cognitivo: raciocínio, ritmo, coordenação; 

• Motor: esquema corporal. 

 

As atividades propostas visam ao desenvolvimento da coordenação motora, equilíbrio e flexibilidade. São também trabalhados aspectos tais como: criatividade, musicalidade, socialização e o conhecimento da dança em si. 

 

Na fase da Pré-escola, as aulas possuem um caráter lúdico e dinâmico, quando a criança tem oportunidade de trabalhar o conhecimento do corpo, noções de espaço e lateralidade, utilizando-se de seus movimentos naturais. 

 

Gradativamente as exigências técnicas vão aumentando, mas respeitando sempre as condições físicas e psíquicas de cada idade, necessidades globais e aspirações dos estudantes. A dança proporciona, na educação, elementos significativos que favorecem o desenvolvimento do ser humano. 

JAZZ DANCE INSPIRA 

CURSO DE JAZZ NO COLÉGIO TUTOR

 

 

Originado nos Estados Unidos, o Jazz Dance é composto pela mistura de movimentos clássicos e contemporâneos, sustentados pela “dança-improviso”.  Essa modalidade de dança começou a ser muito explorada no Brasil, principalmente após a disseminação de filmes e musicais baseados em produções da Broadway. Essa tem sido uma conquista, pois, além do entretenimento do público, as crianças têm a oportunidade de entrar em contato, desde cedo, com diferentes formas de manifestações artísticas e culturais.

  Dentro desta perspectiva criamos o Curso de Jazz, visando à interatividade e conhecimento de diferentes maneiras de se relacionar com o corpo, de modo a aprimorar habilidades além de dançar. Essa modalidade é recomendada para crianças acima de 7 anos, pois elas já possuem o desenvolvimento motor e conhecimento corporal, facilitando a aquisição dos movimentos e o entendimento dos passos. As aulas incluem: 

 

• Alongamento e condicionamento físico;

• Exercícios de Improvisação; 

• Sequências coreográficas;

• Aulas temáticas;

• Interpretação;

• Danças relacionadas a temas sugeridos pelos alunos.

BALLET INFANTIL

 

 

 

O Ballet Infantil faz parte das atividades extracurriculares oferecidas pelo Colégio Tutor. O método utilizado em sala é orientado e certificado pela metodologia da Royal Academy of Dance de Londres, permitindo que as alunas sejam avaliadas constantemente em seu desenvolvimento e aprendizagem. As aulas de Ballet Infantil visam a desenvolver: a autoestima, confiança e interação interpessoal. Para que as aulas sejam dinâmicas são utilizados materiais ilustrativos e pedagógicos como desenhos, figuras, livros, Dvds, massinha e objetos interativos. Essa modalidade é recomendada para crianças a partir de 3 anos. As aulas práticas incluem: 

 

• Técnica;

• Musicalidade; 

• Expressão Corporal; 

• Interpretação;

• Percepção Espacial;

• Dinâmica E Coordenação. 

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